As tecnologias da informação e comunicação vem sendo utilizada de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem. A escola deve ser um ambiente de recursos tecnológicos para que os alunos possam compartilhar destes recursos beneficiando o próprio desenvolvimento cognitivo, social e cultural.
Pensando em termos do desenvolvimento cognitivo e social de alunos com necessidades especiais, torna-se mais relevante ainda o uso das tecnologias da informação, pois favorece a interação do aluno com o conhecimento. Essas ferramentas, quando bem utilizadas, são muito úteis para esses alunos, pois através delas tem sido possível diminuir a desigualdade social, pela inclusão social e digital.
Mas é importante ressaltar que, para obter efetivamente os resultados, é necessário que os professores estejam preparados para trabalhar com essas ferramentas, utilizando os softwares para cada tipo de limitação.
Vejam alguns desses softwares:
SOFTWARES RELACIONADOS A NECESSIDADES ESPECIAIS:
LENTEPRO - Faz parte dos chamados ampliadores de tela, porém de forma restrita: aumenta a letra que aparece no monitor, através da utilização do mouse.
MAGNIFIXER - Trata-se de uma lente de aumento. Ela deve ser colocada sobre a área que se deseja aumentar, podendo ser regulado. Com o auxilio desta ferramenta é possível um aumento da imagem de até quinze vezes o seu tamanho original, portanto pode ser muito útil para pessoas portadoras de necessidades visuais.
HAGAQUE - Software que permite ao aluno desenvolver a sua criatividade através da montagem de histórias em quadrinhos. É de fácil uso. Embora não tendo sido construído especificamente para pessoas com necessidades especiais, o software dispõe de recursos que podem ser bem explorados por esses alunos, bem como por seus professores, facilitando no aprendizado pois o aluno aprende usando sua criatividade.
COBPAINT - É um software muito simples, elaborado para a educação de crianças especiais que, por suas limitações, não conseguem usar softwares de desenho. Para facilitar o seu uso por parte desses indivíduos, as ferramentas compõe-se de botões que são mostrados de forma ampliada, explorando o recurso de cores variadas.
MOTRIX - É um software que permite que pessoas com deficiências motoras graves, possam ter acesso a microcomputadores, permitindo assim, com o auxilio da internet, um acesso amplo a escrita a leitura e comunicação. O acionamento do sistema é feito através de comandos que são falados ao microfone. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vem desenvolvendo esse software gratuito, que estará disponível para download a partir de 15 de agosto.
MESTRE - O software denominado "Mestre" foi desenvolvido para atuar no apoio e acompanhamento da alfabetização de crianças. Com o aplicativo, o educador prepara as lições em nível crescente de dificuldade, utilizando a associação entre gravuras, textos e som. Após a criança ter concluído a tarefa, o educador pode solicitar ao software um relatório que mostra os pontos de dificuldade do aluno.
BOARDMAKER - O Boardmaker é um banco de dados gráfico contendo os mais de 3.500 Símbolos de Comunicação Pictórica (PCS) e encontra-se totalmente em Português (BR). Com o Boardmaker é possível confeccionar pranchas com qualidade profissional e isso de uma forma rápida, localizar e aplicar símbolos e imagens com um clique do mouse, trabalhar as imagens em qualquer tamanho e espaçamento e também possui outras finalidades. O programa inclui 3500 símbolos de comunicação pictórica PCS, dois conjuntos de símbolos um em preto e branco e outro em cores, dezenas de grades pré-fabricadas para construção de pranchas para comunicação, diversos calendários prontos para usar, manual do usuário e índices de símbolos e possibilita a conversão de mais de 15 idiomas. (Software pago - R$ 350,00).
COMUNIQUE - O Comunique é um software de comunicação que tem como objetivo desenvolver a comunicação alternativa oral e escrita de crianças com problemas motores. Foi desenvolvido pela terapeuta ocupacional Miryam Pelosi e vem sendo distribuído gratuitamente pelo Centro de Terapia Ocupacional do Rio de Janeiro. O software permite diferentes possibilidades de acesso através do uso dos periféricos do próprio computador como o teclado, mouse, joystick ou através de recursos mais sofisticados como a tela sensível ao toque ou acionadores externos de pressão, tração, sopro, voz, entre outros.
ILLUMINATUS - Este software é um programa aberto para criar apresentações em multimídia, podendo ser considerado um software de autoria. Com ele é possível fazer apresentações interativas, com imagens, vídeos, textos, sons, animações, links, hipertextos, botões e barra de rolagem. É indicado para o último ciclo do ensino fundamental, ensino médio e superior. Este software está disponível em inglês e para usá-lo é necessário ter um conhecimento mínimo de informática.
VIRTUAL VISION 5 - É um programa que permite aos deficientes visuais utilizar o ambiente Windows, seus aplicativos Office, e navegar pela internet com o Internet Explorer. O Virtual Vision 5,0 utiliza o Delta Talk, a tecnologia de síntese de voz, garantindo a qualidade do áudio como o melhor sintetizador de voz em português no mundo.
IBRAU - Instituto Brasileiro de Amigabilidade e Usabilidade (IBRAU), fundado por um grupo de profissionais com experiência na área de informática, nasceu da percepção que o desenvolvimento de sistemas necessita, no Brasil, de uma orientação sistemática e fundamentada quanto á produção de interfase com o usuário.
FRAÇÕES - É um software que se encontra em desenvolvimento. O software FRAÇÕES constitui-se de um aplicativo que é baseado em uma metáfora do jogo Bloco de Cuisenaire que existe em versão de mesa. O objetivo é construir um ambiente que permita a proposição de diferentes situações para o ensino do conceito de frações.
DELTA TALK - Permite a interação com o computador de uma maneira natural, o programa fala adequadamente com voz humana qualquer texto que estiver na tela do computador. Possui três tipos de vozes e com o auxílio deste software o trabalho se torna menos cansativo. O custo deste programa é R$ 49,90.
IMAGODIANAVOX - O sistema IMAGODIANAVOX é um software que possibilita a comunicação expressiva para pessoas que não podem falar. É especialmente indicado para portadores de paralisia cerebral e para alguns casos de afasia. O sistema é baseado em mais de 1000 fotos digitalizadas e figuras, divididas em diversas categorias, tais como pessoas, verbos, coisas que sinto, animais, lugares aonde vou, banheiro, bebidas, etc.
DOSVOX - O Dosvox é um sistema de síntese de voz, em português, desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que facilita o acesso de deficientes visuais a computadores, garantindo a independência e motivando aqueles que necessitam estudar e trabalhar com o computador ou, simplesmente, se interagir com outras pessoas sem depender de alguém. Atualmente o projeto conta com mais de 2000 usuários espalhados pelo Brasil.
BLISS - ESCRITA COM SÍMBOLOS - O Escrita com Símbolos é um software que incorpora diversas ferramentas que têm como finalidade facilitar a aprendizagem de crianças com dificuldades de comunicação e o trabalho do educador na organização de atividades. Este programa possui quatro formas diferentes de se trabalhar: processador de símbolos, processador de palavras, grelhas para impressão e grelhas de escrita. O software possui ainda um outro programa: o Gestor de Recursos, que funciona como um programa de configuração de algumas funcionalidades do Escrita com Símbolos.
PCS – PICTURE COMMUNICATION SYMBOLS - Este sistema foi criado para pessoas que dificuldade em sua comunicação oral e que não conseguiam compreender um sistema gráfico mais ideográfico. E basicamente pictográfico, beneficia pessoas de qualquer idade, portadores de qualquer doença. O sistema possui um vocabulário limitado, apesar de aceitar a inclusão de outros desenhos e fotos.
PIC – PICTOGRAM IDEOGRAM COMMUNICATION - É um sistema basicamente pictográfico. Os símbolos se constituem de desenhos estilizados em branco com fundo preto. Apesar de serem visualmente fáceis de serem reconhecidos, não possui tanta versatilidade, é mais limitado e os símbolos não são combináveis.
CABRI GEOMETRE 2 - É uma ferramenta para o estudo da geometria. Permite criar e explorar figuras geométricas de forma interativa, através da construção de pontos, retas, triângulos, polígonos, círculos e outras formas. O nível de escolaridade é o ensino fundamental e médio. (Software pago).
TCHÊ - É um jogo educacional voltado para crianças da primeira série do ensino fundamental, que visa auxiliar os alunos desta série a desenvolver raciocínio lógico. Utiliza-se da área da matemática como tema e tem seu cenário baseado em características do Rio Grande do Sul (RS). Foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da PUCRS.
ORTOGRAFANDO - Através de 9 atividades como palavras cruzadas, cruzadex, caça-palavras e outras, desenvolve vocabulário, ortografia e conhecimentos históricos-culturais. Trabalha acentuação e tonicidade das palavras. Oferece uma visão histórica dos principais fatos relacionados com o Brasil e o Mundo. Também enfoca dados da cultura geral ligados as datas comemorativas, esportes e cultura em geral, permite a inclusão de novas palavras.
COELHO SABIDO - A Cidade Cintilante é a terra das estrelas e as estrelas sumiram! O navio dos Piratas bateu no Monte Brilhante, de onde vêm todas as estrelas. A missão do aluno é ajudar Coelho Sabido e o Leão Leonardo a encontrar 5 pedrinhas brilhantes.
Reúne habilidades conceituais fundamentais de aprendizagem e diversão em uma história interativa e multidisciplinar. Permite aos alunos praticarem suas habilidades nas áreas de matemática, linguagem e raciocínio.
* Matemática: números, quantidades e aritmética simples
* Linguagem: reconhecimento de letras, construção de vocabulário, associação de letras com sons
* Lógica e raciocínio: formas, tamanhos, cores, padrões, associação e classificação
* Criatividade: criação de seqüência de danças e pintura.
As atividades passam-se na Cidade Cintilante e possuem 3 nível de dificuldade. No caminho do Cruzamento do Arco-Íris há 3 atividades: Combinar&Associar, Pintando com as Cascatas do Arco-Íris e Aritmética com os Brilhonautas. No caminho das Minas há 2 atividades: O Rio das Palavras e A Mina de Cristais. E ao centro a atividade Monte Brilhante.
SOFTWARES DE AUTORIA
Os Softwares de Autoria desenvolvem a criatividade do aluno que trabalha como o Autor. Neste tipo de material pode-se trabalhar tanto com a exposição de dados, quanto com a construção do conhecimento. Os próprios professores ou alunos, com esse tipo de software, podem desenvolver suas aplicações sem que seja necessário conhecer nenhuma linha de código de programa.
LOGO - É uma linguagem de programação de fácil compreensão e que possibilita que o aluno desenvolva o raciocínio, desenvolvendo o seu programa. É muito bom para o ensino de geometria e pode ser usado em todos os níveis escolares.
EVEREST - O Everest é um software de autoria, uma espécie de "oficina de criação", equipado com diversas ferramentas o que permitem o desenvolvimento de projetos multimídia. Com ele você poderá criar aplicações com extrema facilidade, sem necessitar de conhecimentos de programação, agregando elementos como sons, imagens, vídeo, textos, animações e bancos de dados. Seus recursos de acesso à informações de banco de dados, somados a sua capacidade de relacioná-las com imagens captadas através de scanners ou outros aplicativos, torna o EVEREST o mais eficiente meio de visualizar suas informações com rapidez, facilidade, clareza e precisão.
REDE SACI - Atua como facilitadora da comunicação e da difusão de informações sobre deficiência, visando a estimular a inclusão social e digital, a melhoria da qualidade de vida e o exercício da cidadania das pessoas com deficiência.
Lista de softwares retirada do site: http://projetos.unioeste.br/campi/nit/index.php?option=com_content&task=view&id=128&Itemid=160
O uso das tecnologias da informação e comunicação vem provando a cada dia sua funcionalidade com alunos com necessidades especiais, tornando urgente a necessidade de capacitação dos professores para o uso adequado desses recursos, em especial por se tornar cada dia mais forte o discurso pela inclusão, que para ser concebida no sentido amplo do conceito, deve encontrar professores capacitados e comprometidos com desenvolvimento cognitivo dos alunos com necessidades especiais, tendo nos recursos tecnológicos uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento da aprendizagem.
Olá amiga Ana Cláudia!!!Achei a sua notícia muito interessante .Pois além de tudo nós professores não podemos esquecer quais são os software trabalhar com nossos alunos,E diante disso temos que nos capacitarem para uma aprendizagem com responsabilidade e muito prazer.Amiga voce postou seu comentário no lugar errado,pois voce teria que entrar onde está escrito o 2ºcomentário entendeu?entra lá!!Beijos Sheila!!!
ResponderExcluirOi Ana Cláudia!
ResponderExcluirGostei muito da sua notícia, pois, está bem explicada.
Em alguns momentos “esquecemos” que a inclusão é a nossa realidade.
Mas, o mais importante no momento é a realização de cursos de capacitação aos professores para que possamos mostrar o que podemos realizar com nossos alunos.
Beijinhos e parabéns!
Silvia
Visite meu blog: silviapedagogia63.blogspot.com
Realmente este é um assunto que deveria ser bem divulgado por nós professores, para que os órgãos competentes se preocupassem mais em oferecer oportunidades para nossa capacitação em prol de nossos alunos.
ResponderExcluirQuerida Ana Claudia adorei as suas postagens, são de grande importância para nos professores. Vou aplica-las na minha pratica pedagógica.
ResponderExcluirBeijos !!!
Maria Lucia.
Meu blog:http://lucinha-cantinhodatialu.blogspot.com